
Salve o Corinthians!
Em comemoração ao Centenário do Sport Club Corinthians Paulista, os Correios emitem um selo postal ressaltando os valores do Clube, que possui uma das maiores torcidas do Brasil e foi um dos primeiros a abrir espaço a pessoas de origem mais humilde. “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”, foi uma das primeiras afirmações de Miguel Bataglia, alfaiate e primeiro presidente do Sport Club Corinthians Paulista, fundado por cinco operários, em 1° de setembro de 1910. Corinthians, nome sugerido por Joaquim Ambrósio, um de seus fundadores, foi o escolhido em votação contra as opções Santos Dumont e Carlos Gomes, um time que, em seus primeiros dez anos de vida, passou da várzea para o futebol oficial, transformando-se definitivamente em um fenômeno social esportivo brasileiro. O time entrou para a Liga Paulista de Futebol, em 1913, juntando-se aos clubes Germânia, Americano e Internacional, tornando-se o quarto dos “três mosqueteiros”. Em 1914, já conquistava o Campeonato Paulista..
De 1921 a 1930, o Corinthians conquista nada menos que seis dos dez campeonatos disputados, somando oito títulos paulistas, fazendo valer o apelido daquela época de “loucos anos 20”. Já afirmava, então, o poeta, escritor e modernista Menotti Del Picchia: “O Corinthians é um fenômeno sociológico a ser estudado em profundidade”. As memórias do Centenário do Timão são inesquecíveis, as vitórias, as derrotas, os gols, os ídolos e, como o décimo segundo jogador, sua fiel torcida sempre cobra, empolga e emociona. Nesse contexto, são 26 títulos paulistas, 4 títulos brasileiros e o primeiro título do Mundial de Clubes da FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado, que marcam esse século de existência. Com uma trajetória incrível, que começou no bairro do Bom Retiro, inicialmente com uma grande maioria de torcedores imigrantes italianos, espanhóis e portugueses, e outra parte composta por operários e pequenos comerciantes brasileiros, o Corinthians se transformou nessa magnífica torcida e nessa febre nacional. O Corinthians é protagonista de uma rica e vasta história no futebol que, curiosamente, pode ser resumida nos versos e estrofes do seu Hino Oficial, de autoria de Benedito Lauro D’Ávila: “Salve o Corinthians/ O campeão dos campeões/ Eternamente/ Dentro dos nossos corações/ Salve o Corinthians/ De tradição e glórias mil/ Tu és o orgulho/ Dos esportistas do Brasil/ Teu passado é uma bandeira/ Teu presente, uma lição/ Figuras entre os primeiros/ Do nosso esporte bretão/ Corinthians grande/ Sempre Altaneiro/ És do Brasil/ O clube mais brasileiro”..
Sobre o Selo
Os selos retratam, em uma perspectiva dinâmica, sobre um fundo dourado que exalta sua importância, os quatro símbolos nacionais do Brasil, de grande valor institucional, reconhecidos e valorizados pela população: as Armas Nacionais (com perspectiva em relevo), a Bandeira Nacional (vista tremulando), o Selo Nacional (sobre um lacre na cor vermelha) e o Hino Nacional (com o pódio, a partitura e a batuta). No canto direito de cada selo a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário